Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
27
NOV

RECEITA DE BANANA FLAMBADA    

 

APRENDA A FAZER A MAIS DELICIOSA RECEITA DE BANANA FLAMBADA EM CASA!


Banana Flambada

Com as altas temperaturas que tem feito ultimamente, nada melhor que aproveitar sobremesas que levam frutas para dar aquele toque tropical todo especial para adoçar nossos dias não é mesmo?

Uma das receitas que mais adoro em que a fruta é a grande estrela do prato é a Bananas Foster.


Tenho certeza que você não apenas conhece mas como também já apreciou inúmeras vezes essa receita.

Estou falando da Banana Flambada!


Banana Flambada
É isso mesmo, aquela sobremesa refrescante e espetacular feita com banana flambada em alguma bebida e servida normalmente com sorvete tem nome e é mundialmente conhecida como Bananas Foster.

Outro fato interessante é que ao contrário do que todo mundo pode pensar, a receita não foi criada em um país quente e tropical como o Brasil, Tailândia ou Costa Rica e sim nos Estados Unidos!

Aposto que por essa você não imaginava, não é mesmo?

Pois é verdade. A receita de Bananas Foster, ou conhecida aqui por nós no Brasil como Banana Flambada, foi inventada nos Estados Unidos, mas especificamente em New Orleans.

A cidade, mundialmente conhecida como a capital do Jazz, também possui uma culinária rica e muito saborosa. A comida é uma mistura de referências francesas com toques apimentados influenciados pelos ingredientes dos plantios no Sul dos Estados Unidos. Ficou sem entender? Eu vou te explicar.

New Orleans, assim como outras cidades dos Estados Unidos como Mississippi e Louisiana, possuem uma culinária tão característica que pode ser considerada marca registrada local - a culinária Cajun.

O caminho percorrido é longo, veja só que alguns imigrantes franceses que haviam se mudado para a região da Nova Escócia foram expulsos de lá quando os britânicos tomaram a posse do local no século XVIII. Parte dessas pessoas, conhecidas como Acadians ou Cajuns, foram parar no Sul dos Estados Unidos e são elas as responsáveis pela criação dessa culinária também apelidada de Cajun.

Você consegue imaginar a mistura incrível de sabores que essa comida possui?


Os imigrantes carregavam dentro de si referências de seu local de origem - França, mas também levaram consigo o que tinham aprendido na região da Nova Escócia. Quando chegaram ao Sul dos Estados Unidos, se depararam com grandes plantações dos mais variados ingredientes, em especial, temperos, especiarias e pimentas.

E essa culinária repleta de intensidade e sabor é uma das características mais marcantes de New Orleans. Um dos nomes mais conhecidos e apreciados na cidade e que representa bem essa culinária é do restaurante Brennan´s.

De origem irlandesa, a família Brennan se mudou para os Estados Unidos no final do século XIX e ao longo dos anos se consolidou como uma verdadeira dinastia de ótimos cozinheiros e restaurantes de altíssima qualidade.

Só para se ter ideia, a família opera nada mais nada menos que 13 restaurantes prestigiados no país, sendo que 10 deles ficam em New Orleans.

O prestígio da família em torno da boa comida teve seu ápice quando Owen Edward Brennan, que até então era dono apenas de um bar na cidade, resolveu abrir o Brennan´s Restaurant. Localizado no mesmo lugar desde sua inauguração em 1956, o restaurante é muito conhecido por sua ótima comida com grandes clássicos da culinária Cajun e também por ter sido o lugar de criação de uma das sobremesas mais apreciadas no mundo.

Sim, a banana flambada ou, como é chamada no Brennan´s Restaurante, Bananas Foster.

Banana Foster
Era início dos anos 50 e New Orleans era a principal porta de entrada de frutas tropicais vindas da América Central e América do Sul e por conta disso, os restaurantes locais acabaram aproveitando da abundância de frutas para incluir diversos pratos em seus cardápios. Não poderia ser diferente com o Brennan´s.

Owen recebeu um convite de uma revista local que pedia uma receita diferente usando uma das frutas mais abundantes - a banana. A receita faria parte de uma matéria exclusiva sobre o Brennan´s Restaurant e o dono não pensou duas vezes e aceitou. Desafiou então seu Chef, Paul Blangé a desenvolver a tal receita.

O Chef usou de toda a sua criatividade para criar um prato simples, prático e saboroso apostando na inovação do preparo. Decidiu que finalizaria a receita na hora do serviço, flambando as bananas nas mesas dos clientes.

Com um fogão portátil, o garçom levava a frigideira até a mesa, despejada a bebida alcóolica por cima das bananas e, literalmente, colocava fogo em tudo.

Receita com Banana
Nascia ali uma das sobremesas mais apreciadas do mundo.

Tá, e de onde saiu o nome Bananas Foster?

Richard Foster era um dos melhores amigos de Owen e foi um de seus maiores apoiadores e clientes do restaurante. A sobremesa foi tão apreciada por ele que o dono resolveu apelida-la em sua homenagem.

Fala a verdade, quando você ia imaginar que essa era a origem das bananas flambadas?


Eu realmente sou apaixonada pela origem das coisas e fico fascinada em reproduzir receitas com personalidade sabe? Que tem história para contar, como essas bananas flambadas.

Agora que você já sabe como essa sobremesa surgiu, quero te contar como prepará-la de forma extremamente fácil em sua casa. A única coisa que você irá precisar - além das bananas, é claro! - é de uma boa frigideira.

De nada adianta separar um cacho de banana bem madurinho e uma dose de conhaque para a sua flambada se utilizar uma frigideira ruim. É essencial que ela seja de ótima qualidade para que sua receita saia impecável.

Usei a Frigideira do Conjunto Donatello Petravera da Bialetti para preparar as bananas flambadas e o resultado foi incrível!

A linha Donatello possui um tipo inovador de antiaderente chamado Petravera, um material reforçado com partículas de granito, que assegura a alta durabilidade. Precisamos levar em consideração que a compra de uma panela deve valer a pena e, para isso, sua duração deve ser longa. Não dá para comprar uma que estrague rapidamente e nos faça perder dinheiro e tempo. Precisamos pensar também na nossa saúde e investir em qualidade.

Frigideira Petravera
A frigideira Donatello Petravera possui excelente distribuição de calor, alta resistência, cabos em silicone, podendo ser usada para cozinhar, dourar ou até mesmo aquecer suas receitas no forno (até 230° C). É indicada para uso em qualquer tipo de fogão, inclusive no de indução. Além disso, possui vida longa, é altamente resistente a abrasões e manchas, de fácil limpeza e manutenção, pode ser lavada no lava-louças e é perfeita para uso sem óleo ou gordura. E o acabamento é maravilhoso, parece uma pedra!

Usar essa frigideira na hora do preparo da receita vai garantir o sucesso de sua sobremesa fácil, prática e deliciosa.

E agora que você já sabe de todas as curiosidades desta delícia doce, chegou a hora da receita:

APRENDA A FAZER A MAIS DELICIOSA RECEITA DE BANANA FLAMBADA EM CASA!

 

INGREDIENTES

3 bananas maduras
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
Suco de ½ limão
½ xícara de conhaque
Sorvete de creme


MODO DE PREPARO

Coloque a manteiga para derreter na frigideira e enquanto isso, corte as bananas ao meio. Coloque as bananas cortadas na frigideira e adicione a canela, o açúcar e o suco de limão. Quando perceber que a parte virada para baixo já dourou, vire as bananas e deixe dourar levemente também.
Agora vem o truque. Você precisa ser rápido e tomar muito cuidado ok? Despeje o conhaque e rapidamente incline a frigideira a fim de que o fogo do fogão alcance o líquido de dentro da panela. Se estiver usando um fogão de indução, como o meu, despeje o conhaque e utilize um acendedor de fogão para conseguir o fogo.
Imediatamente o conteúdo da frigideira estará em chamas.
Abaixe o fogo do fogão e agora é só esperar as chamas terminarem de queimar.
Sirva com sorvete.

Receita com Banana Banana Foster Banana Flambada Receita com Banana Banana Flambada Banana Flambada

RENDIMENTO

4 porções


DICA

Você pode substituir o conhaque por alguma outra bebida de sua preferência como rum, whisky ou algum tipo de cor.

Banana Foster  Banana Foster

Para conhecer toda a linha Bialetti e outros produtos da Imeltron, acesse:
www.imletron.com.br

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
  • Ariete
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja