Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
30
JAN

Receita Pizza de Pepperoni    

 

Ela é paixão nacional e presença garantida nas mesas dos brasileiros, pelo menos uma vez na semana. É uma das invenções culinárias mais conhecidas e apreciadas do mundo. Incrivelmente fácil de fazer, é uma receita versátil, que pode ser preparada com os mais variados ingredientes que sua imaginação mandar. Quem adivinha do que estou falando? Sim, da PIZZA!

A pizza é, certamente, um dos pratos mais servidos e apreciados ao redor do mundo, sendo praticamente impossível não agradar alguém com um pedaço desses discos de massa cobertos com molho de tomate e, na maioria das vezes, muito queijo. Para se ter uma ideia, só o Brasil possui a impressionante marca de 1 milhão de pizzas feitas por dia, sendo que o estado de São Paulo é responsável por mais da metade desse consumo. A cidade ainda tem o título de segunda maior consumidora de pizzas, perdendo apenas para Nova York.

Pensamos em pizza e logo lembramos da Itália, não é mesmo? Mas, apesar disso, historiadores apontam que a pizza não teria sido originada na Itália, mas sim nos povos hebreus e egípcios que, há mais de 6 mil anos, consumiam receitas que levavam os mesmos ingredientes das pizzas de hoje em dia.

Os ingredientes eram os mesmos, mas a apresentação era outra. A receita milenar era algo como um pão achatado. A forma redonda como conhecemos hoje é sim original de Nápoles, na Itália. Até meados de 1700 a.C., a pizza nada mais era que uma mistura de farinha de trigo, óleo, gorduras, ervas e queijo, servida como um aperitivo bastante popular e sem refino. 

Isso mudou quando o Rei Umberto I e a Rainha Margherita de Savoia visitaram a cidade de Nápoles. A rainha solicitou à Raffaele Esposito, um pizzaiolo local, que preparasse uma versão da pizza especial para a ocasião. O pizzaiolo usou toda a sua criatividade para criar uma versão com as cores da bandeira da Itália usando queijo, tomate e manjericão. A Rainha se apaixonou tanto pela receita que o pizzaiolo até a batizou com seu nome, para homenageá-la. Nasce a pizza mais conhecida do mundo – a pizza margherita.

Mas as curiosidades envolvendo o prato não param por aí, não! Veja alguns fatos interessantes que rodeiam a história dessa delícia: 

1.    A primeira pizzaria do mundo é datada de 1830, em Nápoles.

2.    A pizza mais cara do mundo é servida em um restaurante de Nova York e é feita com lagosta, caviar, wasabi e creme fresco.

3.    Nova York é a maior cidade consumidora de pizzas do mundo. São Paulo é a segunda.

4.    Você sempre achou que o Pac-Man parecia uma pizza com uma fatia a menos? Acertou! A pizza foi a inspiração do designer que o criou em 1980.

5.    Os italianos criaram a maior pizza do mundo. Chamada Ottavia, a pizza mede 40 metros de diâmetro e pode ser cortada em 5 mil pedaços.

Mas, espere! Acho que, depois de ler todas essas curiosidades, você já pegou o telefone para encomendar uma pizza, não é mesmo? Mas hoje quero dar a você dicas valiosas para preparar a sua própria pizza de forma simples, rápida e que, com certeza, será a mais especial e saborosa que já provou. Cumprindo os passos a seguir, qualquer pessoa pode preparar uma deliciosa pizza caseira, é infalível!

Sovar 

O processo de sovar a massa é um dos mais importantes para garantir uma pizza saborosa e crocante. Depois de misturar todos os ingredientes, sove a massa por 10 minutos para garantir que os gases liberados pelo fermento permaneçam na massa  e a façam crescer.

Descanso

Depois de sovada, a massa precisa descansar. Deixe a massa descansando por aproximadamente 30 minutos para que a fermentação ocorra corretamente e a textura final seja deliciosa e crocante.

Farinha de trigo na medida certa

Na hora de abrir a massa com o rolo, conte com a ajuda de mais um pouco de farinha de trigo para evitar que a massa fique grudenta e comece a rasgar. Porém, faça isso com cuidado. Polvilhe apenas o suficiente na parte de baixo e mais um pouco na parte de cima para não correr o risco de sua massa ter trigo demais e ficar dura.

Molho de tomate

O molho de tomate é o começo de tudo numa pizza. Seja qual for o sabor, é essencial que faça uma boa camada de molho de tomate para garantir uma cobertura completa da massa. Aposte em um molho de tomate caseiro para um resultado ainda mais incrível. Clique aqui para ver a receita de molho de tomate caseiro.

Refratário

Se quiser um resultado surpreendente, você precisa de um refratário específico para o preparo das pizzas em casa. As formas de alumínio que costumamos utilizar jamais conseguirão o mesmo efeito quando o assunto é pizza. Nelas, a distribuição de calor dificilmente será regular e sua pizza ficará queimada no centro e branca nas bordas, além do risco de queimar toda a massa antes do queijo derreter por completo. 

Para garantir uma pizza caseira infalível, uso o refratário para pizza da Emile Henry. Esse produto faz parte da linha térmica da marca e com ele é possível obter um resultado profissional em casa. O refratário é feito com a cerâmica HR Ceramic (High Resistance Ceramic), grande diferencial da marca, que é um material cerâmico de alta resistência que garante uma durabilidade superior, evitando lascas por muito tempo. Além disso, o material é um ótimo difusor de calor, distribuindo-o por todo o refratário, fazendo com que sua pizza seja dourada por igual e por completo. O produto é feito com esmalte altamente resistente para o uso em fornos de até 270º C, podendo ser levado também ao micro-ondas, lava-louças e ainda é resistente ao choque térmico de -20º C a 270º C. Isso significa que você pode preparar sua pizza com antecedência, mantê-la congelada e, assim que seus convidados chegarem, levá-la diretamente ao forno! Incrível, não é?

Para hoje, escolhi meu sabor preferido, a pizza de pepperoni! E agora que você já conhece todas as dicas infalíveis, que tal colocá-las em prática escolhendo seu recheio preferido para preparar a melhor pizza que já provou?

INGREDIENTES

200 g de farinha de trigo
5 g de fermento
2 colheres de azeite
100 ml de água
Sal
4 colheres de sopa de molho de tomate (clique aqui para ver a receita)
300 g de queijo mussarela ralado
100 g de pepperoni fatiado
Orégano ou manjericão fresco

PREPARO

Para preparar a massa, coloque o trigo em uma tigela grande, acrescente o sal e o fermento e misture. Em seguida, adicione a água e o azeite e misture muito bem. Assim que os ingredientes se unificarem, despeje a massa em uma bancada e sove por aproximadamente 5 minutos. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Abra a massa com ajuda de um rolo e coloque no refratário para pizza. Cubra a massa com o molho de tomate, em seguida o queijo e por fim o pepperoni. Leve-a ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa esteja cozida e crocante, e o queijo completamente derretido. Finalize com as folhas de orégano ou manjericão fresco e sirva.

RENDIMENTO

8 pedaços.

DICAS

- Se quiser garantir que sua pizza se desgrude por completo, unte o refratário com uma fina camada de azeite.
- Use sua imaginação e aproveite a mesma massa para criar receitas de pizzas diferentes como, por exemplo, margherita, brócolis e bacon, peito de peru e cream cheese e por aí vai!

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Imetec
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • World Create
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja