Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
27
JUN

Dicas para a manutenção correta da máquina de café espresso    

 

Se você, assim como eu, é apaixonado por cafés, já sabe que aproveitar uma bela xícara dessa bebida milenar é algo que vai muito além de um simples costume matinal. Apreciar um café com todos os seus benefícios, óleos essenciais e aromas é realmente uma arte, e quem é entusiasta da bebida sabe muito bem como curtir esse ritual.

Por aqui, já contamos como extrair cafés de diversas formas: na french press, na cafeteira italiana, pelo pour over e, neste mês, todos os nossos olhos estão voltados para um método de extração que é o queridinho no mundo inteiro, o espresso. O motivo de tanto foco no espresso é realmente louvável. A Gaggia, marca italiana responsável pela criação da autêntica máquina de café espresso, está completando 80 anos!

Para comemorar esse grande marco, a Imeltron trouxe ao Brasil o lançamento da nova máquina Gaggia Naviglio, que possui diversas funções e configurações incríveis! Clique aqui para conhecer os detalhes da Naviglio. E, como tenho certeza que depois de ler esse post você vai se apaixonar e querer uma, deixo aqui todas as dicas para a manutenção correta de sua máquina, para garantir a eficiência e a qualidade de seus espressos.

1. Na primeira vez que ligar sua Gaggia Naviglio, toda a configuração interna será ativada e, por isso, talvez demore alguns segundos até que o circuito fique pronto para o primeiro uso.

2. Cada vez que você ligar a máquina, ela fará a retrolavagem. Em apenas alguns segundos, a água irá passar por todo o circuito, limpando e aquecendo o sistema para a produção dos cafés.

3. A Gaggia Naviglio possui 3 tipos de regulagem e é importante que você faça a programação de acordo com o seu gosto pessoal. Regule a granulometria, ou seja, o nível de moagem dos seus grãos, a altura, ou seja, a quantidade de água e de café extraído, e a intensidade, ou seja, a quantidade de pó de café de seu espresso. É regulando todos esses itens que você obtém uma bebida personalizada, de forma rápida e repleta de sabor.

4. Para regular a granulometria, utilize o acessório em forma de pino e vire até atingir o nível que você deseja. No total, são 5 níveis de moagem, sendo que, quanto mais fino, mais forte e cremoso seu espresso fica. Faça a troca dos níveis sempre com a máquina em funcionamento e espere a retirada de aproximadamente 3 cafés até que a bebida comece a sair na nova regulagem.

5. Para regular a intensidade, utilize o botão circular na frente da máquina, escolhendo entre o nível 1 para um café menos intenso, 2 para um café médio e 3 para um café forte.

6. Para regular a altura do seu espresso, aperte e segure, por alguns segundos, o botão de retirada do espresso, para que a máquina entenda que você deseja configurar essa função. Assim que começar a sair seu espresso, aguarde até a quantidade desejada e aperte novamente o botão. Essa altura ficará regulada para sempre, mesmo retirando a máquina da tomada, e só mudará se você fizer uma nova configuração, seguindo os mesmos passos.

7. Faça a lavagem do grupo pelo menos de 3 em 3 dias, para garantir que seu espresso seja extraído sempre com muita pureza. Retire a bandeja cinza interna, o grupo inteiro e a bandeja da frente para fazer a lavagem rápida e completa de sua máquina.

8. A lavagem do grupo deve ser feita diretamente em água e sem a necessidade de nenhum produto adicional. Não utilize produtos de limpeza para a lavagem para não prejudicar a extração do café e também para não retirar a graxa lubrificante, necessária para o melhor funcionamento da máquina.

9. Após cada lavagem, verifique se por acaso não desconfigurou alguma programação do grupo. Para isso, antes de encaixar o grupo na máquina, verifique se as setas estão alinhadas, sempre uma de frente para a outra.

10. Utilize a graxa atóxica que vem junto com os acessórios de sua máquina para lubrificar o eixo, o anel de vedação e as canaletas laterais, de forma a impedir o ressecamento desses itens e garantir o melhor desempenho da Naviglio. Faça a aplicação de acordo com o uso da máquina, verificando o ressecamento quando retirar o grupo para as lavagens.

11. Outro acessório importante é o pincel de limpeza. Utilize-o para limpar quaisquer áreas e partes fixas da máquina que contiverem resquícios de pó de café.

12. Todos os botões superiores da máquina servem para informar algum tipo de erro que deve ser corrigido. Entre eles estão o botão da falta de água, que indica a reposição, e o de sobrecarga de borra no reservatório, que indica a necessidade da limpeza. Fique atento a esses botões e prossiga com a correção requisitada na figura desenhada em cada botão.

13. O botão Calc Clean indica o momento correto de fazer a descalcificação. Ele acenderá sozinho quando houver a necessidade de fazer a limpeza de calcário da máquina. Encha o reservatório de água, adicione o produto de limpeza de calcário específico, mexa para diluir e pressione o botão por cerca de 8 segundos. Coloque um recipiente embaixo da máquina, pois ela irá extrair alguns resíduos líquidos. Quando aceso, o botão do Calc Clean não trava o funcionamento da máquina. Caso precise da máquina nos próximos minutos, seu uso pode ser continuado, já que a limpeza leva em torno de 40 minutos para ser concluída. Porém, assim que encerrar o uso, faça imediatamente a descalcificação, evitando que a caldeira e o sistema hidráulico entupam com o cálcio. Uma vez prejudicados pelo excesso de cálcio, esses itens não poderão ser consertados.

14. Não faça nada com a máquina em funcionamento. Com exceção da regulagem de granulometria, faça as demais regulagens da máquina sem pressionar nenhuma função. Todas as manutenções como preenchimento de água no reservatório e retirada de borra devem ser feitas sem utilizar suas para evitar qualquer desconfiguração da Naviglio.

15. O moinho da máquina é de cerâmica e quaisquer resquícios de pedregulhos podem danificar seu funcionamento. Por isso, escolha grãos de café de excelente qualidade para extrair o melhor e mais autêntico espresso italiano de sua Naviglio.

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
  • Ariete
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja