Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
25
ABR

Café Pour Over - Método de extração de café    

 

Ah, o café nosso de cada dia! Quem é que não adora o cheirinho do café sendo passado na hora? Quando eu era criança, lembro de ver meus avós torrando os grãos na chácara, preparando o café fresquinho e fazendo disso um evento, uma reunião em família e um momento de prazer. O aroma da torra e do café ficando pronto sempre me atraíram. Tinha alguma coisa ali que me deixava calma, feliz. Mas, admito, o sabor do café na época de criança não me agradava muito não. 

Com o tempo, passei a tomar os famosos cafezinhos de trabalho. Sabe aquele que você toma para acompanhar o chefe ou para não ficar de fora em uma reunião? Então! O que era exceção acabou se tornando regra: passei a tomar café todos os dias, antes de começar o trabalho, e foi aí que o bichinho do amor pelo café me pegou! Aos poucos, fui percebendo que a questão é, de fato, afetiva, assim como eu sentia lá na infância. O aroma traz acolhimento, como na casa da mãe ou da avó. E a temperatura esquenta o coração.

Tomo café absolutamente todos os dias. O ritual já está tão enraizado em mim que não consigo passar uma manhã sequer sem o prazer de tomar a segunda bebida mais consumida do Brasil, que perde apenas para a água. Sou tão apaixonada por café que vira e mexe conto por aqui alguma curiosidade, dica ou até mesmo drinks que podem ser feitos utilizando essa delícia. E, dessa vez, vou falar de um dos pontos mais importantes sobre o café: a forma de extração.

Por aqui, eu já mostrei como preparar seu café na cafeteira italiana e também na prensa francesa. Hoje quero falar sobre o método mais usado e consumido do mundo: o pour over. Quando mudamos o método de extração, mudamos tudo! Proporção de café para a água, moagem, tempo de espera e tipo do café. Então, quero ressaltar a importância do tema, já que diferentes métodos de extração trazem diferentes sensações e percepções na hora de apreciar o café. Por isso é importante conhecer todos eles, para que a sua experiência de tomar um café seja muito mais prazerosa, de acordo com seu gosto pessoal.

São diversos os métodos para extração de café, mas podemos fazer uma primeira divisão da seguinte forma:

- Prensagem: método de extração onde o café fica imerso na água ou em infusão como, por exemplo, na prensa francesa;

- Percolação: método de extração onde a água em ebulição passa pelo pó de café através de um filtro como, por exemplo, na cafeteira italiana;

- Pressão: método de extração onde o pó de café recebe uma pressão de, em média, 9 kg com água a 90°C, como, por exemplo, nas cafeteiras automáticas de café expresso;

- Filtragem: método de extração onde a água é despejada sobre o café como, por exemplo, no café coado.

E é sobre essa última forma de extração de café que quero falar um pouco mais hoje. Apesar dos mais novos métodos de fazer café estarem ganhando espaço por aqui, o café coado ainda é o método de extração mais realizado no Brasil. Com ele, é possível extrair um café com um equilíbrio impressionante, produzindo a bebida de forma simples, rápida e com acidez acentuada.

O método é chamado de pour over, que em inglês significa “despejar sobre”, e significa exatamente o que a expressão indica: despejar a água diretamente sobre o café. É aquele café passado na hora, de forma rápida, simples e com sabor e aroma marcantes. O detalhe está no fato da alteração do próprio sabor do café, caso o método seja aplicado da forma (infelizmente) mais comum por aqui, com o filtro de papel.

Os filtros de papel absorvem grande parte dos óleos essenciais do café, segurando e impedindo que as essências presentes nos grãos passem pelo papel, ficando retidas no filtro e atrapalhando a experiência completa de degustação de todos os óleos essenciais presentes nos grãos de café. A solução? Está no produto que leva o mesmo nome do método de extração, o “pour over”.

O pour over é um passador em que você despeja a água quente diretamente no café colocado no produto, obtendo uma bebida encorpada, aromática e muito mais saborosa. Fazia tempo que eu estava querendo um pour over e fiquei radiante de alegria quando soube que a Imeltron estava trazendo essa super novidade da Bialetti aqui para o Brasil! O pour over da Bialetti é feito de aço inox 18/10, e é o acessório perfeito para o preparo do café coado. A passagem da água pelo pó de café é feita de maneira uniforme, resultando em uma bebida mais suave, com doçura e acidez acentuadas adequadamente.

Para que consiga produzir um delicioso café em seu pour over, anota aí as dicas essenciais de uso:

- A moagem do café deve ser média/fina e a quantidade ideal de pó é de 8 g a 11 g para cada 100 ml de água;

- O tempo de preparo deve ser de, aproximadamente, 3 minutos;

- Coloque o café no pour over, despeje 100 ml de água fervida e mexa com uma colher pequena. Em seguida, despeje mais 200 ml da água e mexa novamente. Despeje o restante da água e mexa até acabar de coar. Está pronto.

Sem contar na praticidade que é usar o pour over, você lava e pronto! Sem desperdício de papel, o que também ajuda o meio ambiente. Muito bacana, né?

E agora que você já conhece mais uma forma de extração de café, me diz, qual a sua preferida?

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
  • Ariete
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja