Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
28
MAR

Como manter o café quente por mais tempo na garrafa térmica    

 



Uma das coisas que mais amo desse estouro de valorizar as refeições em casa é o fato de ter uma imensa variedade de produtos cada vez mais bonitos para as composições das mesas. A Mesa de Café da Manhã é certamente uma das produções que mais adoro montar, pois adoro a mistura da simplicidade dos ingredientes com a beleza de utensílios mais refinados.

No café da manhã gosto de incluir receitas mais básicas e simples como bolos e pães caseiros, iogurte com granola e claro, muitas frutas. Rechear a mesa do café da manhã com frutas é uma solução perfeita para quem tem pouco tempo para preparar essa refeição ou até mesmo para quem não tem facilidade para consumir as frutas ao longo do dia. Sem contar que é uma delícia, saudável, nutritivo e dá à mesa um colorido todo especial. E nessa mesa de café da manhã, nunca pode faltar o ingrediente especial, a cereja do bolo, a estrela da festa, o nosso amado Café!

O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Em 2017 atingimos o consumo de 21,5 milhões de sacas que correspondem a aproximadamente 1,07 toneladas. É muita coisa não é? Esses números só irão aumentar nos próximos anos. O consumo de café tem sido apreciado como algo muito especial. É um ritual, uma arte, uma paixão que têm ganhado cada vez mais amantes e entusiastas. Eu sou suspeita e quem me segue aqui no Blog e no Instagram sabe que sou apaixonada por café e adoro compartilhar tudo que sei e o que aprendo por aí.

E como boa apaixonada por café, na hora de preparar a mesa para o café da manhã acho simplesmente indispensável ter uma boa garrafa térmica. A ideia é apreciar a refeição mais importante do dia com tranquilidade, com calma e curtindo esse momento com a família e para isso, começamos tomando uma xícara de café, depois partimos para as frutas, tomamos outro gole, comemos uma fatia de pão e finalizamos com mais um pouquinho do café. Não é assim mesmo?! Não há jarra ou bule que aguente manter o café quentinho por esse tempo e é aí que entra o essencial papel da garrafa térmica.

A garrafa térmica é um recipiente isolado que armazena a bebida em sua temperatura original, seja quente ou fria, independente do fato externo. Foi o físico e químico escocês Sir James Dewar que inventou em 1892 esse utensílio presente em praticamente todas as casas do mundo todo. O que faz com que a garrafa térmica mantenha a temperatura da bebida é a parede dupla que cria um vácuo no vão entre elas. Boas garrafas possuem banho de espelho nessas paredes, que faz com que a troca termal entre o conteúdo e o ambiente seja ainda menor.

Acontece que muita gente sofre colocando seu delicioso café dentro da garrafa e perdendo a temperatura muito rapidamente, tendo um café morno, senão frio, em pouquíssimo tempo. Isso acontece por vários motivos, seja uso incorreto, garrafa de má qualidade e até mesmo higienização inadequada e é por isso que hoje quero passar algumas dicas para manter seu café na temperatura ideal usando a garrafa térmica!

1. Nunca utilize nenhum tipo de produto para lavar sua garrafa. Detergentes ou sabões podem deixar resíduo de gosto e ainda danificar o interior da garrafa. Faça a lavagem apenas com água morna.
2. Para lavar o exterior da garrafa, utilize a parte macia da bucha, isso evita riscos e estragos na pintura.
3. Antes de fazer seu café, esquente um pouco de água e coloque na garrafa. Feche e agite para que esquente todo o interior da garrafa, descarte e então coloque o café.
4. Antes de usar sua garrafa térmica pela primeira vez, escalde-a. Com isso a temperatura interna dela irá se estabilizar e fazer com que o líquido consiga se conservar na temperatura certa por mais tempo.
5. Evite usar uma garrafa grande para pouco líquido. Use sempre sua garrafa na capacidade máxima.
6. Nunca coloque bebidas gaseificadas na sua garrafa térmica.
7. Espere a garrafa atingir a temperatura ambiente para então colocá-la embaixo da torneira para lavar.
8. Invista em uma boa garrafa térmica.

E esse último certamente é o mais importante, sabe por quê? De nada adianta seguir todas as dicas anteriores se você estiver usando uma garrafa térmica de má qualidade. Se você investir em uma boa garrafa, garanto que você terá café quente por muitos e muitos anos!

E aí vem a questão... como unir a qualidade com aquela beleza para agregar à mesa que estávamos falando no começo do post? Não é tão fácil assim achar uma garrafa que tenha todos esses elementos. Eu te ajudo e te conto que garrafa eu uso que tem tudo isso e muito mais!

Por aqui uso a Garrafa Térmica Gusto da Alfi. Essa garrafa foi desenhada por Martin Hauenstein, designer alemão que criou diversos produtos para a marca Alfi. O corpo da garrafa é feito de alumínio laqueado, fácil de limpar e um dos diferenciais da marca é a alça e a tampa cromadas que dão um toque sofisticado, elegante e moderno, perfeito para compor uma mesa de café da manhã.

A garrafa Gusto da Alfi tem capacidade 1 litro, parede interna dupla com revestimento de vidro temperado e banho de espelho o que garante sua bebida quente por 12 horas e fria por 24 horas. Outro ponto que eu adoro dessa garrafa é o fechamento “Easy” em que basta apertar o botão que ela abre e fecha hermeticamente, evitando a perda de temperatura. Incrível não é? Agora que você já sabe todas as dicas, é só escolher sua cor preferida da Garrafa Gusto Alfi para ter seu café quente e fresco por mais tempo.

 

 

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
  • Ariete
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja