Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
31
JAN

Bolo de Cenoura com Farinha de Arroz    

 


Você conhece a Farinha de Arroz?

Graças à alimentação mais consciente dos últimos anos, temos achado cada vez opções de receitas utilizando ingredientes diferentes e mais saudáveis.   

Até pouco tempo atrás quem estava em uma dieta restritiva ou tinha intolerância ao trigo, simplesmente não podia comer bolos e pães por pura falta de opção de ingrediente. Aos poucos foram surgindo substitutos para a produção de coisas que até pareciam receitas tradicionais na aparência, mas no sabor não chegavam nem aos pés em questão de sabor.

Foi então que começamos a ouvir falar sobre a tal Farinha de Arroz. Em sites e programas de TV de alimentação saudável via receitas de nhoque, tortas, pães, panquecas, todas feitas com a farinha de arroz e ainda ficava meio resistente e digo até desconfiada de que aquilo tudo ficava realmente gostoso.

Até que um dia vi uma receita de um bolo feito com a farinha de arroz com um aspecto incrível e aparentemente super fofinho e macio. Fiquei impressionada, pois realmente achava que a textura macia seria muito difícil de reproduzir sem usar a farinha de trigo comum, em especial em receitas tão delicadas como as de bolo.

E foi então que decidi que era hora de fazer minha primeira receita usando este ingrediente!

Quase me senti desafiada - por mim mesma ;) – a fazer um bolo com esta farinha para ver se o resultado seria o mesmo. Na época fiz um bolo comum de leite só para entender qual era a textura final e adivinhem só minha surpresa? Ficou maravilhoso, muito macio e simplesmente igual aos bolos com farinha de trigo.

Isso aconteceu há alguns anos atrás e desde então a farinha de arroz é um ingrediente essencial na minha cozinha. Utilizo para fazer várias receitas como Nhoques deliciosos, por exemplo. Mas uma que mora no meu coração e que sempre faço quando quero algo doce é o Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate.

Mas antes de contar a receita quero explicar um pouco mais sobre esse ingrediente.

Bom, a farinha de arroz nada mais é que o arroz triturado. E só.

É um produto muito consumido no Sudeste da Ásia, Japão e Índia e vem conquistando o Ocidente cada vez mais graças à sua versatilidade e benefícios à saúde. A produção da farinha de arroz é livre de qualquer processo químico, ou seja, todas as propriedades nutricionais dos grãos são mantidas.

A farinha de arroz é um excelente substituto da farinha de trigo para praticamente todas as receitas e é uma alternativa maravilhosa para quem busca uma alimentação mais leve ou quem sofre com a intolerância ao trigo.

Como se já não fosse bom o suficiente ser livre de processos químicos, a farinha de arroz ainda conta com uma lista de benefícios para o nosso corpo. Entre eles o fato de ser uma fonte de fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino e eliminando toxinas e inchaços. Esta farinha é rica em manganês, mineral capaz de aumentar a absorção de cálcio pelo organismo e fortalecendo os ossos. Além disso, diminui as taxas de LDL que é o colesterol ruim e aumenta o HDL, colesterol bom, fazendo muito bem para o coração.

Bom, até aí acho que te convenci a usar a farinha de arroz não é? Só tem um problema. Essa farinha não é achada em supermercados com tanta facilidade. Até hoje aqui na cidade onde moro só é possível achar (e de vez em quando) em um dos muitos supermercados. E mesmo quando tem, o pacote é pequeno e o preço é bastante salgado, o que acaba dificultando um pouco o uso do ingrediente.

A saída?

Moer o grão em casa afinal de contas vamos relembrar, a farinha de arroz nada mais é que apenas o grão de arroz moído!

Para moer o arroz e obter a farinha para preparar esse bolo usei o Moedor de Grãos Marga da Marcato. A marca italiana mundialmente famosa pelas máquinas de macarrão possui dentre seus muitos outros incríveis produtos esse moedor que consegue produzir flocos ou farinhas a partir de grãos em poucos minutos.

O moedor Marga pode ser utilizado com grãos moles como aveia, cevada e centeio e também com grãos mais duros como cereais, trigo sarraceno e arroz. Os três rolos de alumínio anodizado são os responsáveis pela moagem em flocos ou farinha. Para os flocos 5 posições proporcionam a variação do tamanho e para a farinha é ideal passar pelas posições 1, 2 e 3 e finalizar com a posição 0. Quando terminar, é só limpar com um pincel pequeno e pronto!

Muito fácil não é? Agora que já sabe como produzir seus cereais, flocos e farinhas em casa é só anotar os ingredientes e correr para preparar esse Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate delicioso, leve e fofinho!

INGREDIENTES

1 xícara de óleo
2 cenouras descascadas
4 ovos
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 barra de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
1 colher de manteiga

MODO DE PREPARO

No liquidificador bata a cenoura cortada em rodelas, os ovos e o óleo e reserve. Em uma tigela separada misture a farinha de arroz, o açúcar e o fermento. Despeje a massa do liquidificador na tigela com os ingredientes secos e misture bem. Coloque em uma forma untada e enfarinhada com a farinha de arroz e leve ao forno pré aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto isso prepare a calda derretendo a manteiga e o creme de leite em uma panela e acrescentando o chocolate picado. Misture até engrossar um pouco.

Desenforme o bolo e jogue a cobertura de chocolate por cima.

RENDIMENTO

10 pedaços

DICAS

Se estiver em dúvida sobre o ponto do bolo, espete com um palito de dente e quando este sair limpo, está pronto.

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Imetec
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • World Create
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
  • Ariete
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja