Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
24
JAN

Caesar Salad    

 


Muita gente torce o nariz quando o assunto é salada como prato principal. Aliás, muita gente torce o nariz quando o assunto é salada até mesmo como entrada não é?!

E tenho que admitir, eu já fui uma dessas pessoas por muitos anos. Entendo perfeitamente quando alguém me fala que não liga para salada. A maioria de nós está acostumada com aquelas saladas servidas em Buffet sempre com os mesmos itens: alface, rúcula, tomate.

Eu mesma já fui uma dessas pessoas que não via graça em salada por muitos anos e hoje estou aqui para dizer que quando aprendi que o problema não era a salada e sim os temperos e a forma de servir, tudo mudou! Hoje sou fã de carteirinha de uma boa salada e quero contar para você todos os segredos para também apreciar uma salada com muito prazer.

Como disse, o problema não está na salada e nem nos itens mais comuns e utilizados. O problema não está em comer só alface, rúcula e tomate. O problema está em como essa salada é temperada. Ou melhor, em como ela não é temperada!

Certamente a maior resistência das pessoas em comer salada está no fato de que comer as folhas regadas apenas com um fio de azeite ou vinagre não tem graça nenhuma. Eu adoro a crocância das folhas frescas, mas convenhamos, é muito mais gostoso comer uma salada com um molho envolvendo e dando cremosidade ao prato todo não é?

Pois bem, foi exatamente essa a sensação que tive a primeira vez que experimentei uma Caesar Salada. Cremosidade envolvendo todas as folhas e deixando aquela salada completa.

Foi a primeira vez que senti prazer em comer um prato de salada. Tudo se encaixa, os sabores e aromas são deliciosos, ela é refrescante e ainda leva uma proteína, o frango. Ou seja, é uma refeição inteira!

A Caesar Salad é preparada com alface, croutons e o molho chamado de Caesar. Apesar de muita gente se confundir, o nome não é dado em homenagem ao imperador romano Caius Julius Caesar não. O “Caesar” vem Caesar Cardini, imigrante italiano dono do hotel “Caesar Place” junto com seu irmão na cidade de Tijuana no México.

Na época vigorava a Lei Seca nos Estados Unidos que proibia a fabricação, venda, transporte, importação e consumo de qualquer bebida alcoólica no país. Foi nesse período que grandes máfias surgiram e iniciaram o comércio ilegal de bebidas. Também foi nessa ocasião que a venda livre de bebidas alcoólicas aumentou imensamente nas cidades de fronteira dos países vizinhos. Tijuana era uma das principais e foi por esse motivo que Caesar e seu irmão resolveram sair dos Estados Unidos e montar o hotel na cidade vizinha em que poderiam vender bebida alcoólica no restaurante do hotel.

Conta a história que no feriado do dia 04 de julho - dia em que se comemora a Independência Americana - de 1924, o hotel estava lotado de escritores e atores de Hollywood que estavam lá para beber em comemoração ao feriado. O Chef e dono Caesar se desespera quando percebe que alguns itens de sua dispensa já acabaram e decide improvisar com os poucos ingredientes que ainda estavam disponíveis.

Para que as pessoas não prestassem atenção aos pouquíssimos ingredientes que seriam usados, Caesar teve a brilhante ideia de preparar a salada na frente de todos, como um show, indicando que aquele seria o mais novo prato do cardápio.

Levou então alface, pão, queijo parmesão, azeite, suco de limão, pimenta, molho inglês e ovo para frente de todos e preparou uma salada misturando todos os ingredientes e criando o molho ali mesmo.

A salada (e obviamente a encenação) logo conquistou todos que ali estavam que trataram de espalhar a notícia, trazendo inúmeros outros clientes e famosos atores ao hotel e restaurante para também provarem a salada do Caesar.

O truque estava inteiramente no molho e por isso ele abriu uma loja gourmet em Los Angeles em que sua irmã Rose vendia exclusivamente o molho Caesar. A salada e molho ganharam proporções mundiais quando Julia Child convidou o próprio Caesar para apresentar e ensinar a receita em seu programa de TV nos anos 70.

Chefs ao redor do mundo passaram a utilizar o molho e acrescentar alguns itens como anchova ou frango, que não estava presentes na receita original, mas combinam tão bem que acabaram virando itens usados em todas as receitas também.

Lembra que eu disse que a grande diferença estava em preparar um bom tempero para a salada e também uma boa apresentação?

Você já deve ter ouvido a expressão “comer com os olhos” não?

Bem, a expressão é pura verdade e é por isso que servir a salada em um belo recipiente e de forma bonita é tão importante quanto o conteúdo em si.

Para servir a minha Caesar Salad escolhi a Saladeira Graphics da Luigi Bormioli. Achei essa saladeira tão linda que poderia usá-la até como item de decoração! Essa linha da Luigi Bormioli é feita à mão na Turquia e é toda desenhada e trabalhada com curvas e linhas que criam uma textura incrível e brilhante.

A Saladeira Graphics da Luigi Bormioli está disponível nos tamanhos 16 cm também, mas a Caesar Salad fica tão deliciosa que aposto que você vai querer usar a de 25 cm para servir uma bela e linda salada para sua família e amigos!

INGREDIENTES

1 pé de alface verde
1 pé de alface roxa
1 maço de rúcula
Tomates cereja
Croutons
2 filés de frango
Páprica picante
Pimenta
Sal
1 copo de creme de leite
2 colheres de maionese
1 colher de mostarda
Suco de ½ limão
100 gr de queijo parmesão ralado
½ colher de sopa de molho inglês
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite

MODO DE PREPARO

Tempere os filés de frango com sal e pimenta e coloque páprica picante dos dois lados, pressionando bem para que o frango pegue a cor, sabor e aroma do tempero. Grelhe os filés em uma frigideira e depois corte em tiras.

Lave muito bem e seque as folhas de alface e rúcula e disponha na Saladeira montando uma casa de folhas. Adicione os tomates cereja cortados ao meio e os croutons por cima das folhas.

Por fim, vamos preparar o molho. Misture o creme de leite, maionese, mostarda, limão, alho picado, azeite e molho inglês e misture tudo muito bem. Tempere com um pouco de sal, adicione o queijo parmesão ralado, misture e pronto! Agora é só colocar o molho na salada e se deliciar.

RENDIMENTO

5 porções

DICAS

Você pode utilizar anchova ao invés do frango grelhado.

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Imetec
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • World Create
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
  • Ariete
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja