Área do representante



Blog - Imeltron

Buscar post:
  
27
SET

Escolhendo suas Facas    

 


Definitivamente, uma das perguntas que recebo com mais frequência por aqui é sobre tipos de faca. Com tantos programas de TV, internet e livros disponíveis sobre o maravilhoso mundo da gastronomia, é comum que essa dúvida surja na cabeça de todo mundo.

Um artista sempre precisa das ferramentas corretas para produzir suas artes, certo? Um pintor precisa da tinta correta, um artista plástico precisa do material correto e assim por diante. Como amo dizer, a gastronomia é uma arte e, como todo artista, os cozinheiros precisam das ferramentas corretas para produzir uma boa receita!

Pois bem, antes de sair por aí escolhendo a faca mais cara ou mais conhecida, precisamos estudar para conhecer as diversas partes de uma faca.

Lâminas: obviamente, é a parte mais importante da faca. Atualmente, os materiais mais comuns para a produção das lâminas são o aço inoxidável, o aço carbono e o aço inoxidável de alto carbono, sendo este último um material relativamente novo, que combina as vantagens dos outros dois materiais. Na prática, acharemos com mais facilidade as duas primeiras.

Espigas: é a parte da continuação da faca, que se estende para dentro da empunhadura. As facas para preparações mais pesadas (facas de Chef ou cutelos) precisam de uma espiga inteira, ou seja, a espiga tem praticamente o mesmo tamanho do cabo.

Cabos: devem se encaixar perfeita e confortavelmente na mão. Evite cabos de madeira de baixa qualidade, que podem criar fendas e rachaduras, fazendo com que você perca facilmente a faca.

Rebites: devem ser bem lisos e rentes. Servem para prender as espigas ao cabo.

Gaviões: em algumas facas, existe um colarinho ou uma haste chamada gavião. É onde a lâmina encontra a empunhadura. O gavião ajuda a equilibrar a faca e evitar acidentes, protegendo a mão de eventuais acidentes.

Agora que já conhecemos as partes de uma faca, podemos falar dos diversos tipos existentes no mercado. A gama de facas é enorme e cada uma delas foi criada para desempenhar uma função específica. O kit de um Chef profissional tende sempre a aumentar, pois quanto mais você conhece, mais deseja facas específicas para desossar, cortar ou picar.

É claro que nem todos precisam de um kit enorme mas, sem dúvida, para a nossa cozinha do dia a dia, é importante termos um kit básico, que contenha as principais facas para a produção de praticamente todas as receitas. Cada uma das facas tem uma função e quatro delas são absolutamente indispensáveis dentro de qualquer cozinha.

FACA DO CHEF
Sem dúvida, é a faca mais versátil de toda a cozinha. Possui múltiplas finalidades e pode ser usada para picar, cortar e fatiar qualquer tipo de alimento como carnes, frutas, legumes e verduras. Tem a ponta levemente curvada para deslizar com facilidade enquanto o alimento é picado.

FACA DE PÃO
É serrada e ideal para cortar alimentos duros na parte de fora e macios do lado de dentro, como pães. São ótimas para cortar alimentos com casca e crocantes por fora. Podemos também utilizá-la para cortar bolos com cobertura e tortas.

FACA DE CARNE
Possui precisão para cortar ou filetar. É mais leve e menor que a faca de Chef, o que garante a precisão do corte.

FACA DE LEGUMES
É a menor faca do mercado, curta e perfeita para aparar e cortar frutas e legumes. Também pode ser utilizada para limpar ou cortar peixes e frutos do mar pequenos.

Com um kit de bom custo-benefício e que contenha essas quatro facas, você dificilmente terá que adquirir outra faca para sua cozinha. É o tipo de investimento que vale muito a pena pesquisar para comprar uma única vez! Como sou uma grande apaixonada pela cozinha e, obviamente, por boas facas, já fiz essa longa e detalhada pesquisa e hoje quero contar pra você sobre um kit que recomendo para qualquer pessoa.

O cepo com 5 facas e um picador de temperos da Ghidini é ideal para quem está buscando um kit definitivo, de ótima qualidade, com todas as melhores características das facas disponíveis no mercado. O cepo é feito em madeira e aço escovado, e as facas são de aço carbono, material que aceita muito mais facilmente as afiações.

Esse kit é composto por 5 facas, sendo as 4 principais que falamos acima e ainda mais 1 faca multiuso, que possui basicamente as mesmas qualidades e características das facas do Chef, mas com 12,5 cm, ideal para alimentos menores. Além disso, o kit é acompanhado de uma tábua para corte e um picador de temperos.

Deixarei por aqui algumas dicas valiosas para uma boa conservação de suas facas. Fazendo isso, você certamente terá seu cepo por muitos e muitos anos!

- Lave suas facas imediatamente após o uso, de preferência em água corrente quente ou morna;
- Nunca, eu disse NUNCA, guarde suas facas com as lâminas molhadas. Seque muito bem antes de guardá-las;
- Qualquer faca perderá o corte e o fio de forma rápida se utilizada em superfícies como pedra, metal ou vidro;
- A melhor tábua para suas facas é a de madeira;
- Guarde suas facas com as lâminas sempre protegidas.

O mais bacana é que, das cinco dicas que te passei, as três últimas estão garantidas nesse cepo. Agora é só providenciar um e começar a preparar suas receitas mais deliciosas para impressionar os amigos!

 

 

Página inicial | Voltar

  • Bialetti
  • BIALETTI CAFE
  • Ghidini
  • Emile Henry
  • Marcato
  • Leonardo
  • Gaggia
  • Luigi Bormioli
  • Cuisipro
  • Alfi
  • Eppicotispai
  • Packit
  • Barazzoni
  • Bisetti
  • S & P
  • Ariete
Imeltron 2013. Todos os direitos reservados.
Voltar ao topo!
Cereja